"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

segunda-feira, 17 de março de 2014

O Terceiro Bispo, de Frederico Duarte Carvalho

Lançado em novembro passado, este livro cruza mitos, coincidências e factos. A sua ação gira em torno de um plano macabro para por fim ao papado, com base nas profecias de S. Malaquias. Revela um forte componente de investigação do funcionamento e da história do papado, assim como das teorias mais ou menos conspirativas em torno das aparições de Fátima. A obra, apesar de passada entre maio e outubro de 2013, mergulha algumas vezes numa analepse ao tempo da primeira Guerra Mundial, para melhor poder sustentar a ação principal.

O autor, por diversos momentos, faz despertar a curiosidade sobre determinado facto, mantendo o suspense, elevando as expectativas, conseguindo nunca as defraudar. Tem um leque médio de personagens na ação principal (cerca de 15), sendo a maioria delas, sobretudo as que atravessam a obra de uma ponta à outra, bem construídas, nomeadamente o protagonista, o jornalista Joaquim Barata, assim como o advogado Fagundes. A teia de intrigas está bem construída, revelando imaginação e a investigação a que se aludiu anteriormente, conseguindo ligar as profecias de S. Malaquias e o Terceiro Segredo de Fátima.


Contudo, apesar de uma boa ação, o final fica bastante aquém do que seria de esperar. Digamos que não cumpre a função de nos deixar embasbacados. É como uma torneira repentinamente fechada, e que não nos matou totalmente a sede.

Sem comentários:

Enviar um comentário