"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

sexta-feira, 14 de março de 2014

Cão da Morte, de Agatha Christie


Publicado pela primeira vez em 1933, com título original “The Hound of Death ant Other Stories”. Este livro é um conjunto de 12 contos, onde apesar de alguns se enquadrarem de alguma forma num crime convencional, ou por outra, num crime com uma explicação dentro do conceito da racionalidade, a sua grande maioria remete para o drama psicológico, isto é, ocorre uma morte cuja justificação assenta em motivos parapsicológicos e que pode ter envolvidas pessoas com fortes perturbações mentais. 

Contrariamente a outros policiais de Agatha Christie, este destaca-se pela existência de um elemento sobrenatural e exótico a povoá-lo, ou seja, nem sempre há uma explicação racional para as mortes existentes.

Traz-nos um registo diferente da autora, cujas obras são normalmente povoadas pela dedução profissional (com o superintende Battle ou Poirot) ou mais amadora (com Miss Marple). Contudo, deixa transparecer a versatilidade, ainda que sempre dentro do género policial, de Agatha Christie. Desta série de contos, “O Mistério do Pote Chinês” foi adaptado para uma série de Agatha Christie em 1982. 


Sem comentários:

Enviar um comentário