"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Quando o Cuco Chama, de Robert Galbraith

Este livro, lançado o ano passado em Inglaterra, é o primeiro que J. K. Rowling lança sob pseudónimo. A sua ideia seria a publicação permanecer assim durante algum tempo, contudo, veio ao público no verão passado quem era o verdadeiro autor.


É impossível não comparar a Harry Potter, e está bastante aquém da magia da saga que celebrizou a autora. Contudo, ao ser considerado um livro para adultos, e fazendo a comparação com o outro romance de adultos, “Uma Morte Súbita”, este será indubitavelmente melhor. Há uma maior centralização num mais restrito número de personagens, sendo estas melhor trabalhadas pela autora.

Aqui encontramos um militar mutilado que passou a ser detetive privado. Contrata uma assistente temporária, para os trabalhos administrativos, que contudo se revela um “Doutor Watson”. Tendo como pano de fundo um aparente suicídio, o detetive faz apenas uma coisa: questionar. E assim consegue chegar a conclusões sombrias, através de pequenos factos isolados, aparentemente sem ligação entre si. Aquela que parece ser louca e sedenta de atenção, que todos pensam que está a mentir, mas que mente apenas no que não pensam que ela mente. Mendigos que são verdadeiros amigos de ricos, um estilista nervoso, um filho adotado, um motorista de celebridades e um segurança de um prédio de gente rica enriquecem esta fantástica narrativa.

Os dois personagens principais (o detetive e a sua assistente) estão bem trabalhados. Chegamos aos seus desejos e anseios e à forma como se as suas vidas pessoais podem influenciar a sua relação profissional.

Mais uma vez, adotando uma atitude que acentuava a sua avantajada estatura e deixando que as suas feições assumissem, como aconteceria naturalmente, um ar carrancudo, tornou-se suficientemente intimidativo para repelir interpelações quando passou, de olhos baixos, pela portaria” (p. 133).

Este livro é, sem dúvida, uma boa “rampa de lançamento” para a autora na literatura para adultos. Esperemos que haja mais livros protagonizados por Robin Ellacott e Cormoran Strike.  

Sem comentários:

Enviar um comentário