"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Museu Nacional de Arte Antiga

Este é um livro diferente daqueles a que aqui se costuma fazer referência. Trata-se de um Guia do Museu Nacional de Arte Antiga, a instituição portuguesa que alberga algumas das maiores obras de arte do nosso país, como a Custódia de Belém ou os Painéis de S. Vicente de Fora.



É um Guia que permite uma visão geral sobre este museu, analisando com algum detalhe 15 obras que aí estão expostas, consideradas as principais do acervo, que vão desde a pintura, a azulejaria, ourivesaria ou objetos meramente decorativos e utilitários. Não será o livro mais indicado para quem procura conhecer mais aprofundadamente as coleções ou uma obra específica (a menos que seja uma das 15). Contudo, para quem quer um conhecimento mais geral, ou apenas um companheiro para a visita, que "chama a atenção" para as obras principais, é sem dúvida o livro ideal.



Com um formato diferente, quase um quadrado, assume-se como complemento à visita, nomeadamente pelas inúmeras fotografias dos objetos expostos, a cores. Estas fotos permitem ver, frequentemente, pormenores nas peças que não seriam tão facilmente visíveis a olho nu, tal como todos os pormenores dos apóstolos da Custódia de Belém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário