"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Os Crimes do ABC & O Enigma do Sapato, de Agatha Christie



Estes dois romances de Agatha Christie, protagonizados pelo detive Belga Hercule Poirot, foram publicados pela primeira em 1936 e 1940 respetivamente. 

Apesar de serem obras diferentes com panos de fundo diferentes, ambas contam com uma série de homicídios e com uma grande reviravolta no final. O grande senão de ambas é precisamente esse: a reviravolta final é pouco preparada ao longo do livro, parecendo rebuscada em excesso. Ou talvez não. Na verdade, depois de sabermos como tudo termina, e relembrarmos a narrativa em si, percebemos que os indícios estavam lá, mas simplesmente passaram-nos ao lado. Porque talvez sejamos demasiado objetivos, como a Scotland Yard o foi, e não atentássemos devidamente aos pormenores, como Poirot atenta.

Dois interessantes livros de Agatha Christie, longe de um top, mas ainda assim uma leitura bastante interessante. 

2 comentários:

  1. eu gostei dos crimes do abc. já do outro, não gostei assim muito, não fiquei agarrada à tradução. confesso que das investigações de HP, achei este um dos piores (mas falta-me ler tanto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, a série do Poirot é enorme. E nem sei se já está toda publicada em português na versão da ASA/LEYA.
      Miss Marple já li tudo :)

      Eliminar